A grande valorização da aparência pessoal tem aumentado a procura pela estética facial e do sorriso.
Para se ter ESTÉTICA, ela deve estar em harmonia, equilíbrio e simetria.
A BELEZA tem conceito social e está relacionada a fatores biológicos, históricos, culturais e pessoais.
A APARÊNCIA DO SORRISO tem grande impacto na vida dos indivíduos afetando desde o convívio social a até mesmo as relações profissionais, Intimamente ligada à autoestima.
A MACRO ESTÉTICA representada pela relação das arcadas dentárias e gengiva, com suas estruturas circunvizinhas e face.
A estética facial deve estar em harmonia, proporção, unidade e ordem. Contribui para um correto diagnóstico e planejamento do caso.
O sorriso belo, atraente e saudável envolve o equilíbrio entre forma e simetria dos dentes, lábio e gengiva, e da maneira com que se relacionam e harmonizam com a face.
As características faciais não necessariamente devem ser simétricas para serem belas. Pequenas variações são características da natureza e imprimem INDIVIDUALIDADE e PERSONALIDADE.
A região bucal é o lugar que apresenta as mais expressivas e mímicas reações da face, onde o sorriso é o ponto máximo de inter-relação pessoal. Perfeita integração entre lábios, dentes e gengiva.
A estética gengival e dental atuam em conjunto e proporcionam um sorriso com harmonia e equilíbrio. Um defeito gengival não pode ser compensado pela qualidade do material restaurador (resina ou porcelana) e vice-versa.
Os dentes centrais são responsáveis pelo equilíbrio e estética bucal, chamados DONOS DO SORRISO. A dominância dos centrais pode influenciar na sensualidade do sorriso, principalmente nas mulheres. Com os lábios em repouso a borda dos incisivos centrais deve ser visível, o que confere jovialidade
A arquitetura na interface dente-gengiva é extremamente importante em pacientes de sorriso alto ou médio. Margens gengivais muito expostas podem ser corrigidas por meio de técnicas de aumento de coroas clínicas.
O reestabelecimento do belo não deve ser limitado a uma simples restauração de um dente e sim uma A ANÁLISE CRITERIOSA DE TODOS OS ELEMENTOS envolvidos como a face, os lábios, o sorriso, a disposição dos dentes e a gengiva. Diante das desarmonias faciais, dento gengivais e do
sorriso, deve-se traçar um planejamento e executar o tratamento estético. O que envolve diversas especialidades com o único objetivo de oferecer ao paciente todas as possibilidades de resolução.
O PLANEJAMENTO ESTÉTICO DIGITAL analisa o sorriso por meio de exames, modelos de estudo e fotografias permitindo visualizar as desarmonias estéticas, e simular os resultados.
É uma etapa importantíssima no resultado final do tratamento, visto que oferece previsibilidade de resultados e consequentemente, satisfação profissional / paciente.
O profissional tem que devolver saúde ao paciente englobando não só a função, mas o equilíbrio biológico e estético. O adequado diagnóstico e planejamento são, portanto, o início de um processo em que se possa alcançar a HARMONIA E NATURALIDADE DO SORRISO.
Saiba mais sobre: Facetas em porcelana
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário